Setembro 2, 2016

1º Fórum de Gestão de Dados de Investigação

1forum_gdi

Apresentação

O Fórum GDI é um espaço de debate e partilha de ideias, projetos e boas práticas de Gestão de Dados de Investigação que procura juntar gestores de repositórios digitais e data centers, técnicos de informação, bibliotecas, arquivos e curadoria de dados, especialistas de informática, investigadores, cientistas de dados e gestores de ciência de instituições de investigação e organismos de financiamento de ciência.

Com a realização do 1º Fórum GDI, procura-se congregar e dinamizar a comunidade de profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à Gestão de Dados de Investigação com o intuito de desenvolver competências técnicas e capitalizar saberes e práticas.

A organização deste Fórum, que se quer com a periodicidade mínima anual, surge de necessidades identificadas por diferentes especialistas e atores no domínio da Gestão de Dados de Investigação. Resulta do desenvolvimento de projetos e infraestruturas de informação e dados científicos, no âmbito da FCT-FCCN, do projeto RCAAP e de várias instituições de investigação e ensino superior e no contexto da construção da Política Nacional de Ciência Aberta.

Aproveitando a realização da Conferência Dados de Investigação e Ciência Aberta, prevista para o próximo dia 22 de setembro, promove-se o arranque deste evento, convidando-se todos os interessados a participar no dia 23 de setembro, das 09h30 às 16h00, no 1º Fórum GDI que irá decorrer nas instalações da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.


Agenda

09h30 – Abertura: apresentação do Fórum de Gestão de Dados de Investigação [Apresentação]

  • Ana Alves Pereira, Gabinete da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
  • Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

10h00 – Mesa redonda: projetos e iniciativas, competências e áreas temáticas de ação na Gestão de Dados de Investigação

  • Vasco Vaz, Fundação para a Ciência e Tecnologia
    Financiadores de Ciência e políticas para os Dados Abertos  [Apresentação]
  • Pedro Príncipe, Universidade do Minho (OpenAIRE)
    OpenAIRE e Dados Abertos no Horizonte 2020 [Apresentação]
  • Afonso Duarte, ITQB-NOVA
    Infraestruturas Digitais Europeias ao serviço das Ciências da Vida – Desafios e Oportunidades. O ponto de vista do Utilizador [Apresentação]
  • João Rocha, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
    DataPublication@UPorto: multi-disciplinary data description and deposit linking the Dendro staging platform with the EUDAT European Infrastructure [Apresentação]
  • Luís Faria, KEEP SOLUTIONS
    Curation Costs Exchange: Understanding and comparing digital curation costs to support smarter investments [Apresentação]
  • João Moreira, FCT-FCCN (RCAAP)
    Ações de suporte à gestão de dados no projeto RCAAP [Apresentação]
  • Eloy Rodrigues, Universidade do Minho (FOSTER)
    Recursos e objetivos de aprendizagem – resultados do projeto FOSTER [Apresentação]

11h00 – Grupos de discussão: áreas temáticas de desenvolvimento da Gestão de Dados Científicos nas Instituições, Serviços e Unidades de Investigação

a) Dados abertos e repositórios de dados (questões sobre a partilha e abertura dos dados de investigação, disponibilização em repositórios de dados disciplinares ou instituições, incluindo licenciamento e citação dos dados abertos).

  • Moderador: Pedro Principe, Universidade do Minho; Relator: Ricardo Saraiva, Universidade do Minho

b) Armazenamento de dados, backup e preservação digital (questões sobre a gestão ativa dos dados e serviços para armazenamento, backup e segurança, incluindo os desafios e riscos da preservação a longo prazo).

  • Moderador: João Nuno Ferreira, FCT-FCCN; Relator: João Mendes Moreira, FCT-FCCN

c) Organização dos dados, documentação e metadados (questões sobre práticas de organização, gestão doméstica dos dados e reutilização, descrição e documentação dos dados, incluindo questões de proteção e direitos de acesso).

  • Moderador: Cristina Ribeiro, Universidade do Porto; Relator: João Castro, Universidade do Porto

d) Formação e desenvolvimento de competências (questões sobre as necessidades de formação dos diferentes agentes do processo de gestão de dados de investigação, incluindo a identificação de competências e iniciativas a desenvolver).

  • Moderador: Eloy Rodrigues; Relator: Maria João Amante, ISCTE-IUL

Nota: Os grupos de discussão decorrem em sessões paralelas pelo que os participantes escolherão o tema e grupo do seu interesse.

12h00 – Relato e debate sobre as conclusões dos Grupos de discussão

12h30 – Almoço

14h00 – Workshop: Planos de Gestão de Dados: ferramentas e requisitos dos financiadores

  • Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho (OpenAIRE) [Apresentação]

16h00 – Conclusão


Data e Hora: 23 de setembro de 2016, 09h30 – 16h00

Local: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Informações: info@rcaap.pt | Tel. (+351) 253604983

Organização: Gabinete da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior | FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia | FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional | Universidade do Minho

1forum_gdi_banner